Laboratórios

Telefone:
+55 (19) 3417.2157
Apoio de funcionário:
Atividades desenvolvidas
 
Determinações dos teores totais em solos e controle de qualidade de fertilizantes.
 
 
 
Telefone:
+55 (19) 3417.2131
Atividades desenvolvidas
 
Determinações químicas em solos para fins de fertilidade e levantamento.
Auxílio aos docentes em atividades de aulas práticas e treinamento de estagiários.
 
Telefone:
+55 (19) 3417.2133

Atividades desenvolvidas    Preparo de material para análises, determinações físicas e químicas em fertilizantes e resíduos. Auxílio aos docentes em atividades de aulas práticas e treinamento de estagiários, condutividade elétrica e análises especiais (metais pesados). 

Telefone:
+55 (19) 3417.2150

Atividades desenvolvidas Determinação de areia total, silte e argila com dispersante; densidade de partículas e densidade do solo; areia muito grossa, grossa, média, fina, muito fina e total, silte e argilas; condutividade elétrica e potencial de água no solo (curva de retenção).   

Atividades desenvolvidas:   Pesquisa em ecologia de fungos micorrízicos, indicadores microbiológicos e bioquímicos de qualidade do solo, estratégias microbiológicas de recuperação de áreas degradadas, rizobiologia, uso de resíduos agro-industriais como fertilizantes, diversidade microbiana em ecossistemas naturais e agrícolas.  Análises microbiológicas: número mais provável de fungos e bactérias no solo, celulolíticos, diazotróficos, amonificadores e nitrificadores, respirometria do solo, biomassa microbiana e avaliação de fungos micorrízicos arbusculares no solo e em raíze

Telefone:
+55 (19) 3417.2144/2160
Apoio de funcionário:

Atividades desenvolvidas:   Pesquisa e ensino em fisiologia e biologia molecular de micorrizas arbusculares; Genoma funcional de Xylella fastidiosa; indicadores microbiológicos de qualidade de solos. 

Telefone:
+55 (19) 3417.2168

Atividades desenvolvidas - preparo de lâminas delgadas de solos;- análises microscópica ótica de solos e minerais;- análises de imagens e fotomicroscopia.

Telefone:
+55 (19) 3417.2152
Apoio de funcionário:

Atividades desenvolvidas Remoção de matéria orgânica e óxidos de ferro, separação das frações, saturação das argilas, concentração dos óxidos de ferro, difração de raios-X e identificação dos minerais. 

Telefone:
+55 (19) 3417.2117
Atividades desenvolvidas
 

(Acreditação de Análises Químicas do Solo pelo INMETRO, de acordo com a Norma ABNT BNR ISO/IEC 17025)


Análise Química do Solo para fins de Levantamento. 
 
Metodologias utilizadas
 
Método IAC adaptado
Telefone:
+55 (19) 3417.2128

Histórico e Objetivos O precursor da área de sensoriamento remoto, especificamente a fotopedologia, no Departamento de Ciência do Solo, foi o Prof. Dr. Geraldo Victorino de França, cuja contribuição foi muito grande. Durante as décadas de 70 e 80, a área de fotopedologia foi intensamente estudada, como base para o planejamento do uso da terra.

Docente com atividade em conjunto:

Atividades desenvolvidas Determinações das concentrações totais de elementos em amostras de plantas:   1.1 Macronutrientes  - N, P, K, Ca, Mg e S;   1.2 Micronutrientes - B, Cu, Fe, Mn, Mo e Zn;   1.3 Benéfico - Na   1.4 Tóxico - Al Determinações de formas de nutrientes em amostras de plantas:   2.1 Nitrogênio nas formas de amônio (N-NH4+) e nitrato (N-NO3-) e   2.2 Enxofre na forma de sulfato (S-SO42-) Assessoramento no preparo de soluções nutritivas para experimentos e hidroponia.

Telefone:
+55 (19) 3417.2163
Apoio de funcionário:

O Departamento de Ciência do Solo conta com cinco laboratórios equipados para a realização exclusiva de trabalhos de pesquisa dos professores e dos alunos de pós-graduação e de iniciação científica do departamento e do programa de pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas. Os laboratórios são coordenados pelo prof.