Análises de macro, micronutrientes e elementos potencialmente tóxicos de amostras de solo, planta e fertilizantes, dentre outras matrizes de interesse agronômico e ambiental. Nossos principais equipamentos são o digestor com micro-ondas e o espectômetro de emissão ótica com plasma indutivamente acoplado (ICP OES).
Website: https://sites.usp.br/cmaa/Atividades desenvolvidas Preparo de material para análises, determinações físicas e químicas em fertilizantes e resíduos. Auxílio aos docentes em atividades de aulas práticas e treinamento de estagiários, condutividade elétrica e análises especiais (metais pesados).
Website: http://www.esalqsolos.com.brAtividades desenvolvidas Determinação de areia total, silte e argila com dispersante; densidade de partículas e densidade do solo; areia muito grossa, grossa, média, fina, muito fina e total, silte e argilas; condutividade elétrica e potencial de água no solo (curva de retenção).
Website: http://www.esalqsolos.com.brAtividades desenvolvidas: Pesquisa em ecologia de fungos micorrízicos, indicadores microbiológicos e bioquímicos de qualidade do solo, estratégias microbiológicas de recuperação de áreas degradadas, rizobiologia, uso de resíduos agro-industriais como fertilizantes, diversidade microbiana em ecossistemas naturais e agrícolas. Análises microbiológicas: número mais provável de fungos e bactérias no solo, celulolíticos, diazotróficos, amonificadores e nitrificadores, respirometria do solo, biomassa microbiana e avaliação de fungos micorrízicos arbusculares no solo e em raíze
Atividades desenvolvidas: Pesquisa e ensino em fisiologia e biologia molecular de micorrizas arbusculares; Genoma funcional de Xylella fastidiosa; indicadores microbiológicos de qualidade de solos.
Atividades desenvolvidas - preparo de lâminas delgadas de solos;- análises microscópica ótica de solos e minerais;- análises de imagens e fotomicroscopia.
Atividades desenvolvidas Remoção de matéria orgânica e óxidos de ferro, separação das frações, saturação das argilas, concentração dos óxidos de ferro, difração de raios-X e identificação dos minerais.
Histórico e Objetivos O precursor da área de sensoriamento remoto, especificamente a fotopedologia, no Departamento de Ciência do Solo, foi o Prof. Dr. Geraldo Victorino de França, cuja contribuição foi muito grande. Durante as décadas de 70 e 80, a área de fotopedologia foi intensamente estudada, como base para o planejamento do uso da terra.
Atividades desenvolvidas Determinações das concentrações totais de macro, micronutrientes, elementos benéficos e tóxicos em amostras de plantas e formas de nitrogêio e de enxofre.
Website: http://www.esalqsolos.com.brO Departamento de Ciência do Solo conta com cinco laboratórios equipados para a realização exclusiva de trabalhos de pesquisa dos professores e dos alunos de pós-graduação e de iniciação científica do departamento e do programa de pós-graduação em Solos e Nutrição de Plantas. Os laboratórios são coordenados pelo prof. Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni e todas as análises são orientadas pelo químico Luís Antonio Silva Júnior.
Website: http://www.esalqsolos.com.br