Livros

Pedologia - Fundamentos

João Carlos Ker, Nilton Curi, Carlos Ernesto Schaefer, Pablo Vidal Torrado
Livro Pedologia
A Pedologia, como ramo da Ciência do Solo, trata de estudos relacionados com a identificação, a formação, a classificação e o mapeamento dos solos. As informações geradas por esses estudos pedológicos, além de sua utilização pelos demais ramos da Ciência do Solo, encontram aplicação nas mais diversas áreas da ciência, como Agronomia, Geografia, Geologia, Engenharia, Arqueologia, Biologia, Medicina e outras mais. A Pedologia é uma área de pesquisa desafiadora, pois trata da formação e distribuição espacial dos solos na paisagem, com suas implicações socioambientais. Apesar de existirem várias e excelentes obras estrangeiras sobre o tema, é de longa data que o ensino da Pedologia no Brasil vem sentindo a carência de uma obra básica e abrangente, com enfoque nos solos locais. A ideia de tal obra germinou na SBCS já na década de 1980, sem ser efetivada; essa carência vem sendo parcialmente suprida por diversas publicações individuais ou coletivas, por particulares ou institucionais, geralmente com enfoque regionalizado ou mais específico. Sempre consciente da lacuna e da premência de um livro-texto de Pedologia, a SBCS finalmente lança em 2012 a presente obra, coroando assim a dedicação e o empenho dos seus editores e colaboradores.  O objetivo principal deste livro é, portanto, orientar as pessoas interessadas (leigos, estudantes e profissionais dos mais diversos ramos) em estudar, conhecer e entender cientificamente a imensa variedade de solos encontrados no território brasileiro. A complexidade do assunto é tratada de forma abrangente nos diversos capítulos escritos com a colaboração de profissionais de diversas instituições de ensino e pesquisa. O assunto é apresentado em capítulos desde introdutórios até avançados, o que possibilita um aprendizado crescente aos interessados. Os autores, com extensa experiência de ensino e pesquisa no tema, foram também privilegiados pelo aprendizado e convívio com renomados pedólogos e pesquisadores em Ciência do Solo no País. Seguindo essa tradição, os autores aqui contribuem com seu conhecimento e experiência para estimular novas gerações de interessados e a formação de futuros pedólogos. A sua intenção é contribuir para "alargar o caminho de modo a facilitar a passagem a todos que queiram percorrê-lo".  O enfoque e a abrangência desta obra objetivam subsidiar o ensino da Pedologia nos cursos de graduação (Agronomia e outros) e de pós-graduação em Ciência do Solo no Brasil. Os exemplos das situações aqui selecionadas podem ser acrescidos e, ou, substituídos por casos específicos, em função do conhecimento local ou regional dos usuários. Ainda, as inúmeras referências bibliográficas citadas no texto, correspondentes a publicações nacionais e estrangeiras, além de indicarem a fonte da informação, ensejam uma ampliação do conhecimento.
 
 

Química e Mineralogia do Solo

Luís Reynaldo Ferracciú Alleoni, Vander de Freitas Melo
Livro Quimica e Mineralogia
No ano de 2002, a SBCS deu início à publicação de “Tópicos em Ciência do Solo”, série de livros de publicação bienal. Essa série, em seu VI volume neste ano, apresenta, em seus capítulos, uma ampla gama de assuntos sobre geologia, solos e nutrição de plantas, escritos por professores e pesquisadores brasileiros e internacionais. A receptividade dessa publicação pela nossa comunidade científica - estudantes de graduação e pós-graduação, professores e pesquisadores - foi imediata e com evidente entusiasmo. Em 2006, a SBCS lançou o livro “Nutrição Mineral de Plantas”, da nova série de publicações da SBCS denominada Livros- Texto. No ano seguinte, lançou, no Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS) em Gramado, o livro “Fertilidade do Solo”, já em sua segunda reimpressão, com mais de 3.000 exemplares vendidos.
A SBCS lança agora, no XXXII CBCS, em Fortaleza, o livro “Química e Mineralogia do Solo”, em dois volumes, totalizando 1.380 páginas. Esses livros, como outros que estão a caminho, vêm cobrir uma grande lacuna em relação à carência de material didático básico para formação de nossos estudantes de graduação e de pós-graduação. Nossa comunidade acadêmica e científica tem agora um material básico que certamente constituirá uma linha demarcatória de uma nova fase de qualificação do ensino de solos e nutrição de plantas no País.  O entusiasmo de todos nós em relação ao livro “Química e Mineralogia do Solo” diz respeito à excelente qualidade do material apresentado e, de modo especial, à essencialidade de aprofundamento nesta área como condição à melhoria do conhecimento em Fertilidade, Física, Gênese e Classificação e Manejo de Solos, dentre outras áreas da Ciência do Solo.