A Pedologia, como ramo da Ciência do Solo, trata de estudos relacionados com a identificação, a formação, a classificação e o mapeamento dos solos. As informações geradas por esses estudos pedológicos, além de sua utilização pelos demais ramos da Ciência do Solo, encontram aplicação nas mais diversas áreas da ciência, como Agronomia, Geografia, Geologia, Engenharia, Arqueologia, Biologia, Medicina e outras mais. A Pedologia é uma área de pesquisa desafiadora, pois trata da formação e distribuição espacial dos solos na paisagem, com suas implicações socioambientais. Apesar de existirem várias e excelentes obras estrangeiras sobre o tema, é de longa data que o ensino da Pedologia no Brasil vem sentindo a carência de uma obra básica e abrangente, com enfoque nos solos locais. A ideia de tal obra germinou na SBCS já na década de 1980, sem ser efetivada; essa carência vem sendo parcialmente suprida por diversas publicações individuais ou coletivas, por particulares ou institucionais, geralmente com enfoque regionalizado ou mais específico. Sempre consciente da lacuna e da premência de um livro-texto de Pedologia, a SBCS finalmente lança em 2012 a presente obra, coroando assim a dedicação e o empenho dos seus editores e colaboradores. O objetivo principal deste livro é, portanto, orientar as pessoas interessadas (leigos, estudantes e profissionais dos mais diversos ramos) em estudar, conhecer e entender cientificamente a imensa variedade de solos encontrados no território brasileiro. A complexidade do assunto é tratada de forma abrangente nos diversos capítulos escritos com a colaboração de profissionais de diversas instituições de ensino e pesquisa. O assunto é apresentado em capítulos desde introdutórios até avançados, o que possibilita um aprendizado crescente aos interessados. Os autores, com extensa experiência de ensino e pesquisa no tema, foram também privilegiados pelo aprendizado e convívio com renomados pedólogos e pesquisadores em Ciência do Solo no País. Seguindo essa tradição, os autores aqui contribuem com seu conhecimento e experiência para estimular novas gerações de interessados e a formação de futuros pedólogos. A sua intenção é contribuir para "alargar o caminho de modo a facilitar a passagem a todos que queiram percorrê-lo". O enfoque e a abrangência desta obra objetivam subsidiar o ensino da Pedologia nos cursos de graduação (Agronomia e outros) e de pós-graduação em Ciência do Solo no Brasil. Os exemplos das situações aqui selecionadas podem ser acrescidos e, ou, substituídos por casos específicos, em função do conhecimento local ou regional dos usuários. Ainda, as inúmeras referências bibliográficas citadas no texto, correspondentes a publicações nacionais e estrangeiras, além de indicarem a fonte da informação, ensejam uma ampliação do conhecimento.